You are currently viewing O quanto damos espaço para nossos filhos se desenvolverem nas experiências diárias?!

O quanto damos espaço para nossos filhos se desenvolverem nas experiências diárias?!

Hoje o Joaquim pediu para fazer suco de laranja logo que acordou e eu falei que achava que não ia dar por que o espremedor estava sujo na pia. Ele fez cara de triste e ficou me olhando.

Eu falei: ” Eu não posso lavar agora filho, estou dando café da manhã pras suas irmãs. Como podemos resolver isso?”

“Posso lavar?” – Ele perguntou.

Eu pensei nos riscos, na bagunça, e no tanto de coisas que ele poderia se beneficiar com isso e falei: “Pode”.

Ele ficou muito feliz, puxou o banquinho para a pia e ligou a torneira. Daí eu falei: “Filho, antes de ligar a torneira organiza tudo que você vai precisar usar”.

Ele gostou da dica e começou a organizar. Pronto tudo ok para começar.

Quanto ele estava lavando a jarra todo feliz, fazendo muito espuma , ele faz um movimento errado e fala: “ai ai ai…. Derrubei água em tudo..”( No armário, nele e no chão).

Como eu já tinha pensado que isso poderia acontecer eu estava bem tranquila com o que iria responder e falei: ” tudo bem filho, acontece. Como você pode resolver?”

“Você também já fez isso mamãe?” – ele perguntou querendo se sentir normal. E eu falei: “provavelmente muitas vezes hehe”

Ele desceu, buscou um pano e secou tudo para depois voltar a fazer seu trabalho.

Resumindo: Lavou, secou, preparou o espremedor, pegou as laranjas e me pediu para cortar. Depois espremeu todas com muita dedicação e alegria dizendo que ia fazer o tanto de suco que coubesse na jarra.

Assim que o papai chegou da corrida da manhã ele estava terminando e disse:
“Papai, fiz um suco delicioso para nós todos.”
E servimos um copo para cada.
Muito muito bom! Todos abraçamos e agradecemos! Até a Aurora que experimentou suco de laranja especial do Joaquim pela primeira vez! ❤️
.

Ajudar na autoestima da criança tem muito mais a ver com experiências como essa em que ele percebe a confiança que temos nele, sua capacidade de lidar com desafios, erros, dificuldades e com ser útil, fazer coisas importantes para os outros e poder impactar positivamente no dia e na vida de outras pessoas.

O quanto damos espaço para nossos filhos se desenvolverem nessas experiências diárias?!

Deixe um comentário